Primeiramente é necessário entender que a dependência química se trata de uma doença, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo classificada também como um transtorno mental, e, necessita de ajuda profissional, atenção e cuidados como qualquer outra doença. Entretanto, ainda existe muita desinformação, julgamento e preconceito entorno desse assunto, por isso é necessário se informar para poder agir da maneira correta diante de situações assim.
O que é a Dependência Química?
A dependência química ocorre quando o indivíduo se torna dependente de substâncias psicoativas, que são aquelas que afetam o cérebro e causam sensações quando se está sob o efeito delas, como álcool, cocaína e tabaco, por exemplo. Porém, em consequência do uso abusivo dessas substâncias, o organismo e seu funcionamento também são afetados, ocasionando em outros problemas de saúde para o adicto. Além disso, a dependência química não atinge apenas a vida do dependente, mas também de familiares, amigos e todos ao seu redor. Apesar de ser uma doença sem cura, com o tratamento adequado é possível controlá-la.
Como lidar?
Para que o tratamento seja positivo e o processo seja um pouco menos doloroso, o apoio dos familiares e daqueles que convivem com o adicto é fundamental. É comum ter dúvidas de como agir e saber como lidar nesse momento, por isso é importante buscar ajuda profissional e se informar sobre o assunto. Separamos algumas dicas que podem te ajudar:
- Ter empatia
É importante que o dependente se sinta compreendido para que ele possa confiar em alguém, por isso é preciso tratá-lo com empatia e ser compreensivo, entender que se trata de uma doença e que ele necessita de atenção e respeito.
- Ser paciente
A dependência pode fazer com o dependente passe agir de maneira diferente. Ele pode se tornar mais agressivo, apresentar irritabilidade e se tornar recluso, portanto é necessário ser paciente nesses momentos. Além disso, a recuperação é um processo lento e demorado.
- Esteja sempre por perto e disposto a ajudar
Quem sofre de dependência química precisa de uma rede de apoio e saber que pode contar você. Por isso, é importante que ele saiba que você está do seu lado e o apoia nesse momento difícil.
- Diálogo e comunicação adequada
Ao lidar com o adicto, é fundamental saber como conversar e o que falar. É importante sempre dizer e reforçar que está ao seu lado e se importa com ele. Durante um diálogo deve-se procurar manter uma conversa amigável e evitar conflitos. Isso não quer dizer que você compactua com as ações do dependente, portanto você deve manter uma postura firme, para que ele compreenda que você está ali para ajudá-lo.
- Procure por ajuda profissional
Para iniciar o tratamento é preciso de orientação profissional. O primeiro passo é buscar por um médico psiquiatra para saber o melhor caminho a ser seguido. É importante que se faça acompanhamento psiquiátrico durante todo o tratamento. Além disso, participar de grupos de apoio para trocar experiências e receber incentivo ajudam o dependente nesse momento. Também é recomendado que se faça acompanhamento com um psicólogo durante o processo.
- O que não fazer
Tratar alguém que sofre com o vício de forma agressiva e com preconceito nunca é bem vindo, por isso é importante entender que se trata de uma doença e livrar-se de julgamentos. Durante uma conversa tome cuidado ao proferir palavras agressivas e não use xingamentos, isso pode piorar a situação e afastá-lo. Ao lidar com o adicto é preciso paciência e equilíbrio, evite remoer o passado e trazer á tona traumas do passado, não o castigue ou faça chantagens emocionais, contudo, você deve estabelecer limites.
- Estabeleça limites
Com uma conversa amigável estabeleça limites e faça-o compreender o que se deve ou não fazer. Ele pode ultrapassar algum limite, mas o importante não é puni-lo por isso, mas sim fazer com que ele entenda que errou e que não se deve repetir. Não é um processo simples e exige dedicação e compreensão.
- Busque por ajuda você também
Lidar com um familiar ou amigo que é dependente químico não é fácil, assim como enfrentar os impactos e as consequências dessa doença. Por isso parte do processo de recuperação e de ajuda do adicto envolve buscar ajuda para você também. Em diversas cidades existem grupos de encontro e apoio aos familiares e amigos, onde você pode trocar experiências, buscar por dicas e orientações que podem te ajudar nesse momento, além disso, você também pode buscar se consultar com um psicólogo.
O Tratamento
A recuperação do paciente envolve um processo multidisciplinar, que ofereça toda a estrutura necessária para recebê-lo, e um corpo de profissionais qualificados na área. Portanto, pesquise por clínicas especializadas no tratamento da dependência química, conheça o local e tire suas dúvidas. É importante que o paciente se sinta confortável com o lugar escolhido. Caso necessário, o tratamento pode realizar intervenções medicamentosas, além de práticas terapêuticas e psicossociais, e oferecer uma rede de apoio tanto para paciente quanto para os familiares.
A Clínica Revive está preparada e de braços abertos para lhe oferecer ajuda e apoio nesse momento. Nós contamos com toda a infraestrutura e profissionais para proporcionar o melhor tratamento e todo cuidado necessário. Agende uma visita e venha conhecer nossas instalações.